Este curso oferece uma formação prática e teórica em agricultura biodinâmica, com certificação avaliada e supervisionada pela ABD (Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica).
Os participantes terão a oportunidade de vivenciar uma convivência em comunidade e experimentar um ciclo anual inteiro para compreender melhor os processos envolvidos.
Além disso, o curso promove um orçamento colaborativo de contribuição consciente, incentivando a participação e o apoio mútuo entre os participantes.
Filosofia: Não se ensina, se aprende (SÓCRATES)
Como será meu processo?
01
Formação Transformadora
Vou precorrer uma formação prática/teórica/artística individualizada em contexto de convívio coletivo, seja eu uma pessoa com experiência inicial ou avançada em agricultura ou ainda, em fase de mudança de projeto de vida.
02
Início Flexível
Entrada em qualquer mês do ano, para uma formação de duração mínima de um ano.
03
Conexão e Crescimento Compartilhado
À medida que avanço no meu aprendizado vou me tornar também formador entre pares dentro da comunidade CSN, potencializando assim meu próprio aprendizado. Desde o início, começo a fazer parte de uma ampla rede de pessoas e organizações afins, seja da Chácara Sol Nascente ou do movimento biodinâmico local, regional e internacional e movimentos afins.
Duraçao
1 ano natural.
Modalidade vivencial
Modalidade vivencial, con alojamiento y comida incluida.
Investimento
O orçamento é colaborativo e transparente e faz parte do aprendizado. Além da economia de subsistência, a comunidade precisa gerar em torno de R$1000.00 x mês x pessoa para manter o equilíbrio econômico. Isso pode ser alcançado pela produtividade, atividade de home office, colaboração livre, doações etc. Minha colaboração consciente com o orçamento da Chácara faz parte do aprendizado.
Inicio
Curso continuo, se puede incorporar en cualquier momento.
Ritmo diário
6h30 de presença ativa de segunda a sexta feira; sábado de manhã reunião semanal;. o restante do tempo livre, para refeições, descanso, atividades individuais etc.
Idioma
Portugues. Porém, o idioma não é limitante, pelo fato da chácara ser uma comunidade internacional e da prática não precisar de muitas palavras.
Que resultado posso esperar?
01
Imersão Rural Multidisciplinar
Eu vou ter uma experiência básica nos aspectos ecológicos, práticos, técnicos, sociais, culturais, administrativos e econômicos da vida rural.
02
Formação Holística
Vou ter minha mente, meu corpo , minhas habilidades, minha saúde, treinados para assumir responsabilidade num empreendimento de agricultura biodinâmica e ecológica, ou iniciar minha própria experiência.
03
Conexão com a Natureza e as pessoas
Vou ter adquirido a disposição e força de vontade para a vida rural junto a natureza e as pessoas, como escola perpétua para toda a vida, que inclui meu caminho interior.
04
Certificado ABD
Vou receber certificado de conclusão com aval da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica.
Qual é o diferencial de outras abordagens em aprendizado de agricultura biodinâmica?
Qual é o diferencial de outras abordagens em aprendizado de agricultura biodinâmica?
De modo geral, pela pressão econômica, o agricultor não tem tempo de compartilhar seu conhecimento, por outro lado, cursos e escolas técnicas são limitadas em abordar a vida real na agricultura, na presença 24 horas / 7 dias da semana que a natureza exige. Além disso estes opções tem a tendência de afastar a pessoa da terra para assumir cargos em realidades mais urbanas, mesmo sendo voltados a agricultura
A abordagem da Chácara Sol Nascente propõe superar esta condição, constituindo uma unidade do processo produtivo e da aprendizagem, criando um espaço de aprendizado compartilhado e contínuo em todas as camadas e aspectos da nossa existência e convivência entre nós e os reinos da natureza.
Entendemos a agricultura como espaço cultural, comunitário e produtivo, e tentamos desenvolver estes três aspectos em harmonia.
Este aprendizado precisa ser assumido individualmente e ser exercitado na comunidade.
A Chácara Sol Nascente pretende oferecer o espaço e o apoio neste caminhar. Vivenciando o ciclo do ano, transitamos por todas as áreas da Chácara, assumindo pequenas e maiores responsabilidades e realizando projetos.
A prática monitorada, o estudo e a atividade artística nos permite o desenvolvimento de novas habilidades mais sustentáveis. Tarefas e cargos são rotativos, o que permite transitar entre liderar e ser liderado a todo momento.
Certificado de conclusão
Tem aval da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica e se apoia na prova de conclusão que consiste em:
Organização de um "dia de campo", aberto ao público interessado, com visita guiada pelo aluno pelas experiências durante o período da formação e exposição do trabalho de conclusão e trabalhos intermédios dos módulos reunidos no portfólio, .
Será formado um comitê de aprovação constituído por três agricultores/as convidados:
-
Pelo aluno
-
Pela CSN
-
Pela ABD
Plano de estudo
1 mês de aclimatação
7 módulos de duração de um mês cada de curso mínimo 20h teóricas, 80h práticas por módulo e elaboração de um pequeno trabalho intermédio. Cada módulo abarca um processo vital da escultura social que forma a Individualidade Agrícola, o conceito chave arquetípico na abordagem da agricultura biodinâmica do organismo agrícola como paisagem individualizada)
3 meses para trabalho de conclusão e preparação para exame final
1 mês de férias
Extras
Participação nos Mutirões Culturais (encontros da formação em agricultura biodinâmica entre pares no RS)
Aconselhamento Biográfico individual ou grupal
Acompanhamento terapêutico específico
Vida na Chácara
No ano
-
Ciclo do plantio e colheitas
-
Celebração de estação e dos ritmos cósmicos
Na semana
-
Trabalhamos de 2ª a 6ª
-
Sábado é reservado para fechamento e retrospectiva da semana e planificação
-
Sábado de tarde/noite e domingo são livres com opção de organizar brincadeiras, festas, eventos
Diário
-
Meu compromisso de presença ativa diária de 2ª a 6ª é de 6h30 horas:
-
4 horas de trabalho focado em uma das sete áreas, incluindo cozinha e atenção às crianças da comunidade
-
1 hora de harmonização do espaço de vida da comunidade: cuidado dos animais domésticos, irrigação das plantas, ordenar, limpar e embelezar o quintal, quartos, banheiros, cozinha, ferramentas, lavar roupa, pequenos consertos e manutenção, etc.
-
1 hora de estudo em comunidade incluindo atividade artística
-
10 minutos de roda na hora do sol nascer e 20 minutos de fechamento do dia, na hora do pôr de sol
-
O tempo restante se divide entre as refeições, horas de lazer e atividades de interesse individual e em grupo e tempo de sono
Folgas e ferias: Horas e dias livres adicionais, férias a qualquer momento em coordenação com o grupo.
Espaço
Quarto individual ou compartido- espaços comuns: cozinha, banhos, biblioteca, sala de estudo etc.
Comunicação e transporte
Temos conexão wifi razoável
Temos uma combinação de ônibus direto a nossa porta saindo de Porto Alegre 15h em dias de trabalho.
Outros horários e dias fazemos os últimos 11 km da BR a casa pedindo carona, pois não temos carro ou contratamos uma vizinha para fazer a viagem pois não temos carro.
Coordenação
Simon Christian Blaser
Agricultor com atuação na capacitação e formação em agricultura biodinâmica desde jovem. Possui formação técnica em Agricultura Biodinâmica.
Docente e consultor em Agricultura Biodinâmica, Permacultura, Gestão Participativa, Comunidade e Biografia humana.
Integrante fundador da Chácara Sol Nascente desde 2011, no Rio Grande do Sul. Viveu sua infância e juventude na Fazenda-Escola Biodinâmica e Comunidade Rural “Hofgemeinschaft Niederried”, em Berna, Suíça.
Agricultor em Missiones, Argentina de 1994 a 2001, 2001 a 2008. trabalho social e comunitário com agricultura urbana e alimentação na periferia da cidade de São Paulo, onde se formou como Aconselhador Biográfico.
Desde 2022, integra a equipe de coordenação da Formação De Formadores em Agricultura Biodinâmica (Trainers Training) na América Latina.
Equipe profissional
Contamos com uma ampla rede de agricultores da formação biodinâmica local para apoio em cultivos e técnicas específicas não cobertas internamente
Quem pode participar?
Qualquer pessoa que tenha interesse nesta proposta.
Para jovens que não concluíram o ensino básico/médio, existe a opção de completar o estudo frequentando escola pública ou EJA paralelamente.